cadeado rj45

DICAS PARA ACESSO SEGURO (DESENVOLVIMENTO)

cadeado rj45

 

Olá. Hoje veremos três dicas de desenvolvimento para uma aplicação web segura e ‘blindada’ contra vulnerabilidades. Vamos lá.

 

#1 Definição das Políticas

Esse é o primeiro passo para uma aplicação web, mas você deve lembrar que a estrutura deve ser bem elaborada, inibindo ao máximo brechas como salvamentos inadequados de base de usuários em modo texto puro. Uma boa sugestão é utilizar técnicas de cifragem com algoritmos MD5. Também vale rodar um teste de vulnerabilidades no código fonte da aplicação, disponível como serviço, já que esse formato permite valores mais acessíveis antes de entrar em produção.

 

#2 Uso de Certificados Digitais SSL

O tráfego de dados enviados e recebidos no site deve ser sempre em protocolo seguro (o tradicional Certificado Digital SSL), que tem como função ‘embaralhar’ as informações quando o certificado é reconhecido entre navegador e aplicação web. O objetivo é impedir a visualização dos dados por qualquer pessoa que tentar interferir no tráfego, apenas é visto os dados embaralhados sem conseguir entender (decifrar) oque está sendo trafegado nessa sessão.

 

#3 Segundo Fator de Autenticação

(Autenticação Forte ou Autenticação por Token) é fundamental para garantir a identidade do usuário em qualquer lugar e através de várias mídias, seja por cartões com senhas pré-definidas (expiráveis) ou por soluções combinadas com biometria. O método, que é também utilizado para autenticação presencial de usuários com tecnologias de NFC e Bluetooth, possibilita às empresas dimensionar suas necessidades sem deixar de lado a praticidade de usar uma autenticação forte.

 

Por fim, um lembrete: para evitar ao máximo vulnerabilidades e manter um acesso seguro na internet é fundamental lançar mão de qualquer método eficiente. Coibir o acesso indevido de informações, adicionando ainda mais segurança, é a artimanha das aplicações web.

Compartilhe!